Friburgo: Morte de menina em Lumiar causa tristeza, dor, comoção e revolta

15/12/2025 08:41:01
Compartilhar

COMUNIDADE FAZ DURAS CRÍTICAS SOBRE FALTA DE AMBULÂNCIA E MOROSIDADE DAS OBRAS EM POSTO DE SAÚDE NO DISTRITO; PREFEITURA EMITE NOTA OFICIAL –


A precoce morte da menina Isadora, de apenas 8 anos, provocou uma grande comoção em Nova Friburgo neste final de semana.


Ela foi atendida sexta-feira, 12/12, na UPA de Conselheiro Paulino e diagnosticada como “leve pneumonia” e, em seguida, liberada para continuidade do tratamento em casa. Um dia depois, ela veio a óbito em Lumiar, onde morava, quando a família buscava novo atendimento médico.


O velório e sepultamento aconteceram domingo, 14/12, no Cemitério da Pedra Riscada.


O falecimento provocou duras críticas da população de Lumiar, sobretudo, nas redes sociais. A população criticou a falta de uma ambulância disponível no distrito e a morosidade para a conclusão das obras de construção do posto de saúde na localidade, antigas reivindicações da comunidade.
Houve protesto na praça de Lumiar, onde o coreto e uma árvore de natal foram cobertas com uma lona preta e vários cartazes cobrando ações da Prefeitura.


PREFEITURA E PREFEITO SE MANIFESTAM NAS REDES SOCIAIS


No domingo, o prefeito Johnny Maycon (PL) se manifestou oficialmente em suas redes sociais. Nota semelhante foi repassada pelo governo municipal à imprensa:


“A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vêm a público, com profundo pesar, manifestar solidariedade à família e aos amigos da menina Isadora, de 8 anos, moradora de Lumiar, cujo falecimento ocorreu no último domingo (14). Diante da comoção, a Administração Municipal apresenta os seguintes esclarecimentos:


Em relação ao atendimento prestado à criança, a Secretaria Municipal de Saúde informa que não há registro de atendimento da paciente no Hospital Municipal Raul Sertã, tendo sido todo o serviço de emergência realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A Secretaria já está em contato com a direção da UPA, requerendo informações detalhadas sobre o atendimento prestado e os protocolos médicos adotados. A Prefeitura aguarda a conclusão da perícia realizada pelo Instituto Médico Legal (IML), que determinará a causa exata do óbito, para que, após a análise completa das informações, sejam tomadas todas as medidas administrativas e disciplinares cabíveis relativas ao caso.


Quanto ao posto de urgência e emergência em Lumiar, a Prefeitura esclarece que a obra está em fase final de conclusão, restando apenas alguns ajustes estruturais. Os equipamentos necessários para o pleno funcionamento da unidade já foram licitados e a Secretaria de Saúde aguarda a entrega dos itens, com o objetivo de inaugurar a unidade o mais breve possível.


No que tange ao atendimento de urgência e emergência nos distritos, a Secretaria de Saúde disponibiliza uma ambulância para os 5º e 7º distritos. Contudo, reconhecemos que, nos últimos dias, o veículo que atende aos distritos teve problemas mecânicas e os processos de manutenção para restabelecer a totalidade da frota já estão adiantados. Além disso, junto com a iminente abertura da unidade de urgência e emergência, já existe um planejamento em curso para a instalação de uma base descentralizada do SAMU na região, visando aprimorar a integração e superar o desafio da distância de mais de 30 quilômetros até o Hospital Municipal Raul Sertã.


A Prefeitura de Nova Friburgo reitera seu compromisso com a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à população, mais uma vez lamenta profundamente o ocorrido com a menina Isadora e permanece à disposição para novos esclarecimentos”.

Compartilhar