Friburgo: Morte, protesto e ônibus incendiado no Alto do Floresta

15/06/2025 18:15:02
Compartilhar

A noite de sábado, 14/6, foi marcada por muita tensão no bairro Alto do Floresta, no distrito de Conselheiro Paulino. Durante uma operação da Polícia Militar contra o tráfico de drogas, através do 11º BPM, um jovem morreu baleado. Populares protestaram e, posteriormente um ônibus urbano foi incendiado (veja abaixo nota oficial da Faol).


Vídeos postados nas redes sociais mostraram uma situação antagônica entre moradores e policiais.
Nas imagens gravadas por populares, aparece um grupo de moradores criticando duramente a atuação da PM. São ouvidos gritos afirmando que o rapaz baleado estaria desarmado.


Na manhã deste domingo, 15/6, populares fizeram um protesto em frente à 151ª DP.

DELEGADO DIVULGA VÍDEO SOBRE A OCORRÊNCIA: ASSISTA ABAIXO


POLÍCIA MILITAR DIVULGA NOTA OFICIAL
Através de nota oficial à imprensa, a Polícia Militar divulgou o seguinte conteúdo:


“A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, de acordo com o comando do 11º BPM (Nova Friburgo), no sábado, 14/6, policiais militares foram verificar informações sobre tráfico de drogas na Rua Aureliano Barbosa Farias, no bairro Alto de Floresta, em Conselheiro Paulino, Nova Friburgo. No local, os agentes foram recebidos a tiros por homens armados. Houve confronto, e um suspeito foi atingido. Ele foi socorrido à UPA de Conselheiro Paulino, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Com ele, foi apreendida uma pistola, um carregador e 12 munições. Contra ele constam duas anotações criminais por tráfico de drogas. Após o ocorrido, houve manifestação na região, com o incêndio de um ônibus. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas. O policiamento foi reforçado na região e encontra-se normalizado. A ocorrência foi registrada na 151ª DP”.


NOTA OFICIAL DA CONCESSIONÁRIA FAOL
“Nota de Repúdio: É inaceitável e ultrajante o ato de vandalismo perpetrado contra o coletivo que fazia parte do projeto de renovação do transporte público no bairro Alto Floresta. Em um momento em que a cidade precisava de esperança e de soluções inclusivas, o veículo 593, que foi adquirido 0km e circulava por apenas 10 meses, foi alvo de destruição deliberada, totalizando prejuízos que ultrapassam os 950 mil reais. Este ato brutal não afeta somente um bem material, mas também fere o coração de nossa comunidade e a confiança que depositamos em um futuro mais solidário e eficiente.


A Friburgo Auto Ônibus repudia, com a mais veemente indignação, a violência cometida contra o nosso colaborador, os clientes e toda a população que dependia daquele coletivo para um transporte digno e seguro. Não há desculpas para a reação histérica e impetuosa que transformou um símbolo de mobilidade e renovação em um cenário de pânico e terror. Este episódio lamentável retira de nossa cidade não só um veículo, mas a possibilidade de inclusão e progresso para centenas de cidadãos.


Reiteramos nosso compromisso inabalável com a segurança, o respeito às pessoas e a melhoria constante dos serviços de transporte. Condenamos toda forma de intolerância e violência, e exigimos justiça diante deste atentado que visa destruir a esperança e o direito de todos ao acesso digno à mobilidade urbana. A FAOL seguirá trabalhando com resiliência e responsabilidade, transformando essa tragédia em um chamado à união e à renovação dos valores humanos.


Aos envolvidos neste ato bárbaro, deixamos clara nossa disposição para enfrentar as consequências e lutar por uma sociedade que preze pela paz, pelo respeito mútuo e pelo bem-estar de toda a população. Nossa revolta é legítima, nossa dor é coletiva e nosso compromisso com um futuro melhor permanece inabalável”.


PREFEITO E OPOSITOR SE MANIFESTAM NAS REDES SOCIAIS
Na madrugada de domingo, 15/6, o prefeito Johnny Maycon (PL) postou em suas redes sociais: “Neste momento ainda é madrugada em Israel, e daqui estamos acompanhando e buscando informações sobre uma trágica ocorrência no Alto do Floresta, onde uma pessoa foi baleada e um ônibus, comprado este ano, incendiado. Estamos em diálogo com o prefeito em exercício, Rodrigo Ascoly, representantes do 11º Batalhão da Polícia Militar e da empresa Faol para as devidas apurações e os necessários encaminhamentos”.


Horas depois, o principal opositor do prefeito, Wanderson Nogueira (PDT), também usou as suas redes sociais para comentar o fato: “Presto solidariedade aos moradores dos bairros Floresta e Alto do Floresta, onde trabalhadores e crianças vivenciaram uma noite de pânico em uma operação policial. Meus sentimentos à família do jovem que foi morto, segundo os moradores de forma injusta e perversa. Exigimos apuração rigorosa do alto comando da PM no Estado. Entendo a revolta da comunidade e apelo para que evitemos uma escalada de problemas que vemos no Rio de Janeiro. Nova Friburgo é uma cidade pacífica e não pode se tornar em outra coisa por planejamento equivocado por suposto enfrentamento ao tráfico de drogas”.

Compartilhar