Friburgo: Motoqueiro é autuado por “dar grau” na Via Expressa

26/03/2022 18:55:29
Compartilhar

PRISÃO FOI EFETUADA PELO DELEGADO DA 151ª DP E ACUSADO PAGOU FIANÇA


Um motoqueiro sem habilitação e com o veículo sem placa foi preso em flagrante neste sábado, 26/3, quando fazia manobras arriscadas e temerárias – conhecida como “dar grau” – na Via Expressa, em Olaria. Ele foi conduzido para a 151ª DP onde foi autuado e só foi liberado após pagamento de fiança.


“Policiais civis desta 151ª DP, Nova Friburgo – especialmente o delegado titular Henrique Pessoa, que presenciou a conduta delitiva em via publica – prenderam em flagrante o nacional G. M. da S., que pilotava motocicleta sem placa, sem documentos e empinava o veículo na manobra conhecida por “dar grau” numa das principais vias da cidade, denominada “Via Expressa”. O preso foi devidamente autuado em flagrante na forma do artigo 308 do CTB (Código Brasileiro de Trânsito), tendo sido libertado mediante fiança, numa resposta necessária para coibir o fato em tela, que tem causado grande clamor na cidade devido a sua frequência”, diz o informe da 151ª DP em suas redes sociais.


Porque grau de moto é crime?


Quando um motociclista empina uma moto, ele coloca em risco não só a sua própria integridade física, como também a de outras pessoas ao seu redor. Isso ocorre porque a instabilidade em cima de uma única roda aumenta as chances de queda. E as quedas têm a capacidade de proporcionar um “efeito dominó” no trânsito.


É crime dar grau?


O artigo 244, III, do CTB estabelece que conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda é infração de natureza gravíssima, 7 pontos, multa de R$ 293,47, suspensão do direito de dirigir pelo período de dois a oito meses e recolhimento do documento de habilitação.

Compartilhar