DOCUMENTO RELATA IRREGULARIDADES DE ATENDIMENTO NO HOSPITAL RAUL SERTÃ, UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE E UPA –
Por Isabella Chaboudt, g1 – Nova Friburgo –
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) notificou a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo depois de identificar diversas irregularidades no Hospital Municipal Raul Sertã.
No documento, constam falha na prestação de socorro nos setores de ortopedia e pronto-socorro da unidade, irregularidade no cumprimento de carga horária por parte de dois médico plantonistas do hospital e falta de médicos nos plantões e dias de rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital Municipal Raul Sertã.
Além disso, o MPRJ instaurou uma notícia de fato quanto à improbidade administrativa, depois de identificar que no Raul Sertã houve desvio de bem público em proveito dos próprios servidores do hospital.
A Secretaria de Saúde informou que, em relação à falta de determinadas especialidades médicas no Hospital Municipal Raul Sertã, a empresa prestadora do serviço vem sendo notificada desde setembro de 2023, no intuito de suprir a falta, sob pena de aplicação das sanções administrativas.
No entanto, a empresa não tem solucionado a situação. Com isso, a Secretaria optou por abrir um processo administrativo, com previsão de multa, e comunicou a Procuradoria-Geral do Município para notificação extrajudicial da empresa.
Quanto às outras irregularidades apontadas, a Secretaria Municipal de Saúde disse que já está apurando para tomar as medidas cabíveis.
Já a Viva Rio, que administra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Friburgo, disse que não há déficit de profissionais na escala médica da UPA em Conselheiro Paulino.
A empresa disse ainda que todos os dias da semana e turnos estão devidamente compostos por clínicos e pediatras, possibilitando assistência integral à população.