O portão do campo de grama sintética – um espaço de lazer, ao lado da futura Estação Cidadania, situado na Via Expressa – teve seu portão danificado, nesta terça-feira, 26 de maio, antes mesmo de ser inaugurado. A informação foi divulgada pela Prefeitura.
A Guarda Municipal recebeu denúncia de vandalismo no campo de grama sintética do espaço, localizado no Parque de Eventos. Chegando ao local, foi constatada uma infração: a porta de entrada teve sua grade danificada facilitando a entrada na área de lazer.
O secretário de Esportes, Patrick do Nascimento, esteve no local e ressaltou que a presença de pessoas sem autorização, promovendo partidas de futebol ou atividades físicas, além de causar aglomeração – descumprindo o decreto do prefeito Renato Bravo – pode ocasionar acidentes.
“E mais grave ainda é o fato de não ter um responsável credenciado para supervisionar”, ressaltou.
Segundo ainda a Prefeitura, o artigo 163 do Código Penal, destruir, inutilizar ou deteriorar o bem ou serviços de uma União, tanto Estado, quanto Município, é considerado crime contra o patrimônio público e o infrator pode ser preso, caso haja flagrante.
“Há duas violações sendo praticadas, de acordo com o decreto municipal em vigor é proibida aglomerações, nesse momento as atividades ao ar livre não estão sendo permitidas, além do vandalismo ao bem público. Diante disso, enviamos dois ofícios, um para o comandante da Guarda Municipal e outro, para o Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, solicitando ronda no local e informando o ocorrido”, disse Patrick Nascimento.
Denúncias de vandalismo ao bem público podem ser feitas à Guarda Civil Municipal de Nova Friburgo, que funciona na Avenida Alberto Braune, 223, em prédio anexo à Prefeitura, e pode ser acionada pelo telefone 153, ou para a Polícia Militar através do telefone 190.