Friburgo: Onça é flagrada pela 2ª vez no Complexo do Caledônia

27/07/2021 17:54:36
Compartilhar

INEA NÃO DESCARTA QUE MAIS DE UM FELINO HABITE O LOCAL

por site G1 / Região Serrana

Uma onça-parda (puma concolor), espécie ameaçada de extinção, foi flagrada pela segunda vez nos limites do Parque Estadual dos Três Picos em Nova Friburgo. Câmeras de monitoramento fizeram os flagrantes no Complexo da Caledônia.
O primeiro registro foi feito em 3/7 e o segundo no último dia 12 deste mês, por uma armadilha fotográfica instalada no parque por meio do projeto Aventura Animal, e divulgado esta semana.

A espécie tem baixa população naturalmente, e está ameaçada pelo avanço da ação humana no habitat natural, segundo o Inea.

De acordo com o instituto, o animal foi filmado em dois pontos, na parte baixa e na parte alta do Complexo Caledônia.Por isso, o Inea não descarta a possibilidade de que a câmera tenha flagrado mais de uma onça.

Para o Inea, a presença da espécie na unidade de conservação evidencia que o ecossistema da região está saudável, uma vez que a mesma está no topo da cadeia alimentar.

No Parque, existem pelo menos 20 armadilhas fotográficas com câmeras, que servem para o monitoramento da qualidade ambiental da fauna.

“As armadilhas promovem, por meio de registro visual, um maior conhecimento da fauna presente dentro do parque e na região. É importante vermos a atividade do animal, como ele se comporta, o que ele faz naquele espaço. Monitoramos também a presença humana, o que auxilia na coibição da caça, por exemplo”, explicou o coordenador do Núcleo Três Picos, Rominique Schimidt.

De acordo com o Inea, a onça-parda, também conhecida como suçuarana e leão-baio, alimenta-se de animais silvestres de portes variados e exerce papel vital na manutenção da integridade dos ecossistemas onde ocorre.

A espécie tem a capacidade de adaptação a vários tipos de ambientes, de desertos quentes aos altiplanos andinos, com maior atividade ao entardecer e à noite.

Um macho adulto pode chegar até dois metros contando com a cauda e pesar até 90 quilos. A onça-parda é uma hábil saltadora, capaz de dar pulos de até 6 metros de extensão, segundo o Inea.

O Parque Estadual dos Três Picos tem cerca de 65 mil hectares e abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana.

Compartilhar