VÍTIMA SOFRIA DE ALZHEIMER E ESTAVA DESAPARECIDA DESDE FEVEREIRO –
Uma ossada foi encontrada no início desta semana, numa trilha de mata, na Rua Maria Duque Estrada, nos fundos do Campo do Friburguense, em Olaria. A suspeita é que a ossada seja do idoso José Sales dos Santos, 82 anos, morador do próprio bairro e que estava desaparecido desde fevereiro deste ano.
“São 99% de chance [ossada] ser mesmo do nosso pai”, disse o Bombeiro Sales, um dos filhos do idoso, em contato telefônico com o portal de notícias Nova Friburgo em Foco. O idoso sofria de Alzheimer e era reformado da Marinha do Brasil.
Apesar do estado da ossada não permitir sequer a identificação do sexo, devido ao avançado estado de decomposição, o Bombeiro Sales informou que seus irmãos estiveram no local e reconheceram roupas do idoso e ainda uma prótese dentária. Exames começaram a ser realizados pelos órgãos técnicos para confirmar a identidade. A ossada foi removida pelo Corpo de Bombeiros (6º GBM) para o Instituto Médico Legal (IML) de Nova Friburgo.
O Corpo de Bombeiros e a 151ª DP, também consultados pelo portal de notícias Nova Friburgo em Foco, destacaram que a ossada possa ser mesmo do idoso. Na época do desaparecimento, aliás, a área de mata foi alvo de operações de buscas.
A hipótese é que, na ocasião do desaparecimento, o idoso – desorientado pelas consequências da doença – tenha entrado na trilha. Em virtude das fortes chuvas de verão, em fevereiro, a situação da vítima tenha se agravado em virtude da saúde debilitada na área de mata, por exemplo, com trechos cercados de arame farpado e outros desafios.
O Bombeiro Sales, em nome da família, aproveitou para agradecer à legião de autoridades, amigos e a todos que ajudaram nas buscas e as mensagens de solidariedade. “Tudo leva a crer que a ossada seja do meu pai, 99%”, reiterou. “Vivemos meses de angústia e tristeza. Vamos aguardar a confirmação e oferecer a ele um sepultamento digno”, disse.