Friburgo perde o artista plástico Mario Valdanini, vítima da covid-19

27/09/2021 18:40:48
Compartilhar
Mario Valdani foi homenageado com o Título de Cidadão Friburguense

ELE ERA PAULISTA, MAS MORAVA FRIBURGO DESDE 1970


Faleceu nesta segunda-feira, 27/9, o artista plástico Mario Valdanini, 69 anos, vítima de covid-19. Ele era paulista de nascimento, mas a sua vida foi intimamente ligada a Nova Friburgo, onde residia. Mario Valdanini recebeu o Título de Cidadão Friburguense pelos serviços prestados ao município, que o adotou de braços abertos.


Mario viveu até os 13 anos, quando a família se transferiu para Blumenau, Santa Catarina. No começo de 1970, com 17 anos, Mario fez uma viagem à Itália. Ao retornar, veio morar em Nova Friburgo, onde estava. Dos 24 aos 29 anos, Mario Valdanini aprofundou seus estudos em cerâmica, gravura e escultura na Escola Nacional de Belas Artes, da UFRJ.


Além dos reconhecidos trabalhos artísticos (pintura, desenho, cerâmica, escultura, gravura etc), ele também deu grande contribuição ao carnaval friburguense.


“Mário Valdannini era como um irmão! Tenho a certeza que o seu caminho estará iluminado. Deus conforte o coração de todos os seus amigos e familiares”, escreveu o amigo José Motta que confirmou o falecimento em virtude da covid-19.


CONHEÇA A OBRA DO ARTISTA PLÁSTICO: Leia aqui

Compartilhar