Friburgo perde Zé Pinto de Faria, autor do gol mais rápido da história do futebol

09/08/2021 18:56:34
Compartilhar
Zé Pinto (agachado) com o irmão Rostain e o registro do gol mais rápido no Jornal dos Sports (reprodução facebook do repórter Wanderley Araújo)

A família Pinto de Faria, de Friburgo, marcou época nos áureos tempos do futebol: Larry – maior artilheiro do Gre-Nal e campeão sul-americano com a seleção brasileira -, Rostain, Jael, Zé Pinto… viraram lendas nas quatros linhas.


Neste final de semana, mais exatamente no sábado, 7/8, Friburgo perdeu o ex-meia direita, eterno camisa 8, Zé Pinto, aos 73 anos. Ele foi sepultado no dia seguinte, domingo, no Cemitério São João Batista.


Craque habilidoso, dono de um chute potente e dribles desconcertantes, Zé Pinto vestiu as camisas do antigo Fluminense, Madureira (Rio) e Internacional (Porto Alegre), entre outros.


Zé Pinto entrou para a história do futebol mundial ao marcar o gol mais rápido que se tem conhecimento até hoje: aos 2 segundos, numa partida entre o antigo Fluminense e Serrano (que após a fusão deram origem ao atual Friburguense).


A partida foi válida pelo Campeonato Friburguense e realizada no Estádio Raul Sertã (que atualmente é um estacionamento no Centro de Friburgo). Zé Pinto percebeu o goleiro desatento e, na saída de bola, chutou para marcar.


O gol de Zé Pinto, aliás, foi reportado na época pelo famoso Jornal dos Sports, o que deu origem a um registro oficial na FIFA.


A família Pinto de Faria marcou época no futebol. Zé Pinto brilhou!

Compartilhar