PRODUTO ALTAMENTE PERIGOSO E ILEGAL FOI ENCONTRADO EM LOJA DE PIPAS –
Policiais Militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, apreenderam na manhã desta terça-feira, 21/5, pelo menos 134 carretéis contendo linhas chilenas – quatro vezes mais cortantes do que cerol – no município de Nova Friburgo.
Os agentes foram ao local após recebimento de denúncias feitas ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre a existência de comércio dessas linhas na cidade.
Os agentes da 5ª UPAm, após terem recebido a denúncia, foram ao bairro Cordoeira, onde na Vila Dom Bosco, localizada na Rua Pedro Ranuncci, de fato havia uma loja de pipas.
Após autorização do proprietário, a equipe realizou fiscalização no estabelecimento, encontrando diversos carretéis de linha chilena e certa quantia de dinheiro em espécie, ainda não contabilizada. Diante dos fatos e com base no artigo 56 da lei 9605/98, os policiais procederam com o acusado à 151ª DP, para o registro da ocorrência.
Desde o início do ano, o programa Linha Verde já recebeu 143 denúncias envolvendo locais de comercialização, fabricação e utilização de cerol e linha chilena, praticamente o dobro de denúncias se comparado ao mesmo período do ano passado.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).