POLICIAIS DIZEM QUE PROBLEMA FLAGRADO É OCASIONADO PELA QUEIJARIA, COM A LICENÇA VENCIDA DESDE 2019, E REGISTRA FATO NA 151ª DP; ADMINISTRAÇÃO DO LOCAL TURÍSTICO, POR ENQUANTO, NÃO SE MANIFESTOU PUBLICAMENTE –
por Disque Denúncia
Policiais Militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, fiscalizaram nesta terça-feira, 16/7, a Queijaria de Conquista, no município de Nova Friburgo.
Segundo os agentes, uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – mencionava a poluição de um rio e contaminação do solo no local.
De posse das informações, os agentes da 5ª UPAm procederam à Rua Antônio Mario de Azevedo, às margens da RJ-130, e, durante a fiscalização no interior da queijaria, foi observado pelos policiais ambientais, um vazamento na parte interna da Estação de Tratamento de Esgoto da indústria, cujos resíduos finais eram despejados ao solo e ao curso de água, sem qualquer tratamento.
Ainda de acordo com a UPAm Três Picos, na parte externa havia um escoamento de substâncias oleosas por uma canaleta, sem passar pela estação de esgoto, que vinha do subsolo da estação de tratamento em meio a vegetação, com destino final ao curso hídrico atrás do local.
Ainda de acordo com a denúncia, durante as diligências, foi apresentada aos agentes uma licença ambiental vencida em junho de 2019, não sendo informado sequer, o protocolo de renovação.
Segundo os militares, não foi dada a licença por ter caído em exigência devido a um poço artesiano sem outorga que era utilizado na indústria.
Diante dos fatos, a equipe procedeu à 151ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Os responsáveis pela Queijaria, por enquanto, não se manifestaram publicamente sobre a denúncia.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”.
É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).