Friburgo: Prédio da Prefeitura ganha nova escultura de leão

15/03/2022 22:39:56
Compartilhar

PEÇA FOI VIABILIZADA PELA INICIATIVA PRIVADA –


A Prefeitura de Nova Friburgo e a Fundação Dom João VI estão instalando uma nova escultura de leão na entrada do Salão Azul, na sede do Executivo, onde ficavam as duas figuras que hoje estão expostas no portal do Solar do Barão, na Praça Getúlio Vargas, onde funciona a Fundação. A iniciativa foi viabilizada por meio de parceria com a iniciativa privada.


A peça nova guarda muita semelhança com as outras duas imagens e também é confeccionada em ferro fundido. Ela foi adquirida no Rio de Janeiro especialmente para esta finalidade. A Fundação Dom João VI e a sua Sociedade de Amigos promoveram as obras de instalação, que incluem a construção de um pedestal de base e pintura, tudo devidamente acompanhado por uma arquiteta.


Quando os leões pertencentes ao Solar do Barão que estavam na Prefeitura retornaram ao seu local original, em 2013, houve uma grande comoção na cidade entre aquelas pessoas que mantinham uma relação afetiva e fotografavam com as esculturas. Com a inauguração da nova imagem, a população terá novamente acesso para criar novas memórias.


A instalação está na fase final e a inauguração está prevista para ocorrer nos próximos dias.


LEÕES DA FUNDAÇÃO DOM JOÃO VI NA PRAÇA


Os quatro leões que compõem a fachada da Fundação Dom João VI, na Praça Getúlio Vargas, fazem parte do tombamento do imóvel e seguem preservados no local.

Compartilhar