Friburgo: Prefeitura investiga indícios de irregularidades na vacinação contra covid-19

12/08/2021 09:14:46
Compartilhar

ENTRE OUTRAS DENÚNCIAS, PESSOAS PODEM TER SIDO VACINADAS 3 VEZES


Através do site oficial, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que está investigando supostas irregularidades ocorridas na vacinação contra a covid-19 no município. O governo municipal acrescentou que, além da investigação própria, “já encaminhou as denúncias aos órgãos competentes”.


Ainda de acordo com a Prefeitura, existem indícios de pessoas que tenham recebido a primeira dose do imunizante duas vezes. Além disso, “há casos de recebimento de terceira dose, adiantamento de segunda dose e a mistura de laboratórios”, diz a matéria publicada pela Prefeitura na noite desta quarta-feira, 11/8.


“A Subsecretaria de Atenção Básica e a Coordenação de Imunização de Nova Friburgo têm registrado algumas pessoas, que de má fé, estão se vacinando irregularmente no município”, diz outro trecho da publicação.


Segundo ainda a Prefeitura, os indícios de irregularidades foram observados na hora do registro da vacina no sistema: “Esses cidadãos procuraram as unidades de saúde informando que não haviam recebido a primeira dose. Após a aplicação, no final do dia, com o registro da vacina no sistema, a equipe constata a irregularidade. Há casos de recebimento de terceira dose, adiantamento de segunda dose e a mistura de laboratórios”, frisa a Prefeitura.


A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que esse ato é contrário às normas preconizadas pelo Ministério da Saúde, bem como aquelas determinadas no Plano Nacional de Imunização (PNI). Os responsáveis por tal atitude poderão ser penalizados com as sanções previstas na legislação penal. “Também é necessário reforçar que misturar vacinas, sem prescrição médica, pode ser prejudicial à saúde, tendo em vista que não há nota técnica que indique combinação desordenada”.

Compartilhar