MUNICÍPIO ALEGA FALTA DE MEDICAMENTO ESPECÍFICO E APENAS CASOS URGENTES SÃO ATENDIDOS –
Através de suas redes sociais, a Prefeitura de Nova Friburgo informou nesta sexta-feira, 22/7, “que os exames de cateterismos e angioplastias de Nova Friburgo estão suspensos neste primeiro momento. Apenas casos caracterizados como urgentes serão realizados”.
O governo municipal acrescenta que adotou a medida, a exemplo de outros municípios, por falta de contraste medicamento importante e indispensável para a realização desses procedimentos.
Em Nova Friburgo, através de regulação estadual, procedimentos de hemodinâmica, como cateterismo e angioplastia, são realizados no Hospital São Lucas.
“A unidade informou à Secretaria Municipal de Saúde que está enfrentando o mesmo problema de todo o país, a falta de aquisição do contraste. Esse é um medicamento importante e indispensável para a realização desses procedimentos”, frisa a postagem da Prefeitura.
Segundo ainda o governo municipal, na última semana, o Ministério da Saúde, em conjunto com as sociedades médicas brasileiras, orientou a racionalização do uso de contraste até que o fornecimento seja estabilizado. A falta tem ocorrido devido ao desabastecimento do iodo. A China, que é a principal fornecedora do produto, está com dificuldade na produção do mesmo.
“Diante disso, os cateterismos e angioplastias de Nova Friburgo estão suspensos neste primeiro momento. Apenas casos caracterizados como urgentes realizarão os exames”, reitera a nota.