Friburgo: Presidente da Câmara susta convocação do prefeito para depor na CPI da Enfermagem

09/03/2024 08:29:35
Compartilhar

JOHNNY MAYCON ATACA ADVERSÁRIOS NAS REDES SOCIAIS E DIZ QUE “OS MAIS LEIGOS SABEM QUE UMA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO NÃO TEM PODER PARA CONVOCAR UM CHEFE DO EXECUTIVO” –


Através de suas redes sociais, o prefeito Johnny Maycon anunciou neste sábado, 9/3, que o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Friburgo, Max Bill, acatou pedido para sustar a sua convocação para depor na CPI da Enfermagem, instalada no Legislativo friburguense. A referida Comissão Parlamentar de Inquérito investiga supostas irregularidades no pagamento do piso salarial a servidores da saúde.


A principal argumentação para o cancelamento da convocação é que, legalmente, uma CPI não tem poder para tal ato. A convocação havia sido aprovada recentemente no âmbito interno da CPI, por 2 votos (Marcinho Alves e Maicon Queiroz) a um (Wallace Piran). Dois vereadores estavam ausentes (Cláudio Leandro e José Carlos Schuabb).


“… as suas atribuições e as normas constitucionais que regem o Estado Democrático de Direito, tendo em vista que qualquer comunicação, notificação e convite ao Chefe do Executivo, é de função e competência do presidente da Câmara Municipal, e não dos vereadores da comissão por meio de assessores parlamentares. Neste sentido, na tarde desta sexta-feira, 8/3, fui notificado pelo Chefe do Poder Legislativo, o vereador Max Bill, quanto ao deferimento do pedido (de cancelamento da convocação), escreveu Johnny Maycon em suas redes sociais, onde aproveitou para desferir ataques aos vereadores e adversários políticos Marcinho Alves e Maicon Queiroz, autores da proposta da CPI.


Johnny Maycon acrescentou na postagem em suas redes sociais: “Quando fui vereador, presidi uma CPI e mesmo sendo opositor do então prefeito Renato Bravo, em nenhum momento tive qualquer tentativa de convocação do Chefe do Executivo a época, simplesmente porque ele e os mais leigos sabem que a CPI não tem o poder de convocar prefeitos”.

Compartilhar