por G1 – Região Serrana
Além da cidade sediar a competição, jovem friburguense foi um dos quatro alunos classificados para representar o Brasil.
A 9ª edição da Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa está sendo realizada em Nova Friburgo até sexta-feira (8).
Quatro países (Brasil, Portugal, Moçambique e Cabo Verde) participam do evento, que começou nesta segunda (4).
Cada país tem quatro alunos participantes e dois professores, um líder e um vice líder, que ajudam os alunos atuando como tutores. Os participantes são vencedores das olimpíadas de matemática nacionais em seus respectivos países.
Originalmente a Olimpíada de Matemática seria realizada em Moçambique, mas devido os eventos climáticos que o país enfrenta, o Brasil foi escolhido para sediar a competição neste ano.
O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) é a organização responsável por trazer o evento para o Brasil, a partir do apoio de escolas, como a Educandário Miósotis, local onde vão ser aplicadas as provas da Olimpíada.
Além de Nova Friburgo ser a cidade que vai sediar a Olimpíada, a competição conta ainda com a participação de um friburguense representando o Brasil: Pedro Lack, de 15 anos.
O aluno do primeiro ano do ensino médio conta que sente muito orgulho em representar sua cidade natal na Olimpíada de Matemática.
“Fico muito feliz em representar Friburgo nessa competição, dada a dificuldade de uma pessoa do interior se classificar, considerando que Ceará e São Paulo, é onde tem o maior número de atletas de matemática. Hoje represento o país, mesmo sendo fora de um centro metropolitano”, disse Pedro.
Apesar de estar bem focado na Olimpíada, Pedro conta que enxerga a matemática além dos números e que a competição ajuda, inclusive, a limpar a “má reputação” da disciplina.
“Existe um preconceito de que a matemática é algo ruim, mas ter a oportunidade de rever a matemática, entendê-la e concebê-la sob outra visão, passa a ser um desafio, algo divertido e a ser descoberto. Ao em vez de algo fechado e cheio de fórmulas”, comentou o estudante.
Cerca de 16 milhões de jovens participam, anualmente, de fases de eliminação da Olimpíada de Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
Além de Pedro, representam o Brasil, Davi Gabriel Bandeira Coutinho (Fortaleza), Rodrigo Salgado Domingos Porto (Rio de Janeiro) e Caio Hermano Maia de Oliveira (Fortaleza). Os quatro foram premiados no nível 2 da 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
O Brasil participou de todas as edições da Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, conquistando um total de 32 medalhas.
Essa é a terceira vez que o país é sede da competição. As outras duas ocasiões foram em 2012, em Salvador, e em 2016, em Fortaleza.