Friburgo recebe robô que prevê possíveis deslizamentos de terra

01/02/2016 12:08:09
Compartilhar

Uma estação robotizada que prevê movimentação de terra será instalada em Nova Friburgo. O equipamento será fornecido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e da Tecnologia, em conjunto com a Coordenadoria de Defesa Civil. De acordo com a secretaria municipal de Defesa Civil, a estação será instalada na Escola Municipal Lafayete Bravo Filho, no Bairro Floresta.

O equipamento atenderá os bairros do Floresta, Rosa Branca, Granja Mimosa e Três Irmãos, segundo o secretário municipal de Defesa Civil, João Paulo Mori, por terem uma topografia que configura área de risco.

A Estação Total Robotizada (ETR), como é chamada, tem cobertura na faixa de 2,5 km, em 360º, 24h por dia. A ETR funciona repercutindo sinais de laser a sensores, denominados prismas, que retransmitem o sinal à estação nas menores alterações de terreno. Os movimentos de massa de terra podem ser percebidos com antecedência de até três dias e fornecem subsídios para emissão de alertas prévios.

Compartilhar