Friburgo: Saúde confirma 16 casos positivos de histoplasmose

25/10/2022 08:00:31
Compartilhar

TRÊS PACIENTES ESTÃO INTERNADOS E OUTROS 20 CASOS EM INVESTIGAÇÃO –


A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo confirmou nesta segunda-feira, 24/10, 16 casos positivos de histoplasmose no município.


Outros 20 pacientes seguem sendo monitorados com suspeita da doença e ainda aguardam os resultados dos exames. Os exames estão sendo realizados no Lacen, laboratório de referência do Estado.


Ainda de acordo com boletim oficial, três pessoas estão internadas em hospitais – “dois em rede privada e um em hospital de referência na capital”.


O diagnóstico e confirmação dos casos foram feitos pela Secretaria de Estado de Saúde.


Através das redes sociais, a Prefeitura de Friburgo afirmou recentemente que “todos os pacientes que apresentaram sintomas estiveram no mesmo lugar (antigo Orfanato), na Chácara do Paraíso, participando de limpeza do ambiente do prédio”. E acrescentou: “tudo indica, o possuía a presença do fungo”. O local está interditado.


HISTOPLASMOSE – Essa é uma zoonose que não é contagiosa, nem transmitida de uma pessoa para outra. A contaminação ocorre por via respiratória quando há o contato com o fungo Histoplasma capsulatum . Eles costumam estar presentes em grutas, cavernas, pombais, galinheiros, ocos de árvore, poleiros, telhados ou construções antigas. Também costuma atingir agricultores, paisagistas, jardineiros, pessoas que trabalham na construção civil, com a criação de aves e o controle de pragas.


Os sintomas são: febre, calafrio, tosse seca persistente, dor no peito, fadiga, palidez, falta de ar, sudorese noturna e perda de peso. Em relação ao tratamento, na maioria das vezes, a cura acontece de forma espontânea. Quando necessário, o uso de medicamentos antifúngicos é indicado.

Compartilhar