FABRÍCIO MEDEIROS CITA “INTERFERÊNCIAS” PARA DEIXAR O CARGO –
Fabrício Medeiros entregou carta de demissão ao prefeito Johnny Maycon no final da noite desta quarta-feira, 22/6, e deixou o cargo de Secretário Municipal da SMOMU – Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana – de Nova Friburgo.
Ele estava no cargo desde 1º de janeiro de 2021 – primeiro dia da atual gestão municipal. Além do trânsito, ele também era responsável pela Guarda Civil Municipal e o Departamento de Postura.
Na carta de exoneração, Fabrício Medeiros faz várias ponderações sobre a sua decisão. Uma delas, por exemplo, destacou interferências de alguns empresários e vereadores junto ao gabinete do prefeito que, segundo Fabrício Medeiros, estavam em desacordo com as leis vigentes.
Ele destacou que jamais poderia cumprir ordens superiores em desacordo com as leis de trânsito vigentes no país. Fabrício Medeiros acrescentou que, inúmeras vezes, ao questionar tecnicamente algumas situações se sentia “ameaçado de demissão”.
Tido como um especialista de trânsito de grande experiência e conhecedor das leis, Fabrício Medeiros entendeu que, ao deixar o cargo, está preservando sua integridade moral.
Até o fechamento desta matéria, a Prefeitura de Nova Friburgo não havia se manifestado sobre a saída de Fabrício Medeiros e suas afirmações. Assim que o governo municipal encaminhar um posicionamento será incluído neste texto.
PREFEITURA EMITE NOTA OFICIAL
“A Prefeitura de Nova Friburgo esclarece que ex-secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Fabrício Medeiros, já seria exonerado por conta da insatisfação da gestão em relação ao trabalho realizado. Ele estava se demonstrando insubordinado, insistia em contestar e querer descumprir as Leis Municipais vigentes e não obedeceu aos prazos estabelecidos pela gestão em relação à elaboração do Plano de Mobilidade e Acessibilidade Urbana, e também não seguiu a recomendação do chefe do Executivo em relação a desenvolver ações de conscientização e Educação para a população quanto ao trânsito, tendo sempre uma postura extremamente punitiva”.
EX-SECRETÁRIO SE MANIFESTA SOBRE A NOTA OFICIAL
Após tomar ciência da nota oficial da Prefeitura, o ex-secretário da SMOMU voltou a se manifestar. Veja a íntegra:
“A insatisfação do Governo não reflete a realidade. Inclusive vários servidores, vereadores, amigos e pessoas que contavam com serviços diretos da SMOMU já se solidarizaram com a inverdade das afirmações. O prefeito, na própria nota, informa que eu resistia em descumprir Leis Municipais, um dos motivos pelos quais alego que ele não tem o olhar de legalidade para o trânsito, visto que Leis de Trânsito só pode advir da União. Já fui vítima por diversas vezes de constrangimento ilegal, mas tenho um nome a zelar e não cedi, mas isso deu a interpretação de insubordinação. Em relação ao Plano de Mobilidade, estamos trabalhando há um bom tempo nele, mas não é “relativamente simples”, como afirma o chefe do Executivo. E a respeito de campanhas educativas, foram realizadas campanhas pontuais com projeções maiores para o próximo ano, mas com equipe extremamente enxuta e orçamento apertado, não foi possível progredir muito no tema, de fato. Porém se cobra demais em educar e muito pouco a respeitar as Leis.