Integrantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE) de Nova Friburgo estenderam duas faixas em mastros em frente à Prefeitura na manhã desta sexta-feira, 15/4.
O protesto pacífico no feriado teve dois objetivos: cobrar do prefeito Johnny Maycon (Republicanos) o reajuste em 33% no piso salarial dos professores e implementação de um plano de carreira para os profissionais de apoio.
“No início do ano, o magistério teve uma correção, mas tem um reajuste nacional a ser aplicado”, explica Rodrigo Inácio, assessor do SEPE.
O piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica teve uma correção de 33,24% em janeiro deste ano, para R$ 3.845,63. Segundo o governo federal, foi o maior reajuste desde o surgimento da Lei do Piso, em 2008.
“Também cobramos a discussão de um plano de carreira para merendeiras, auxiliares de creche, inspetores, serventes, entre outros profissionais de apoio. Já tem um plano de 2018 e a gente cobra que esse projeto de lei seja encaminhado para discussão no Legislativo municipal”, complementou o assessor do SEPE.
Em virtude do feriado, a Prefeitura de Nova Friburgo estava fechada na ocasião.