Friburgo: Solenidade marca os 14 anos da tragédia climática

12/01/2025 08:09:46
Compartilhar

EVENTO NA PRAÇA DO SUSPIRO FOI REALIZADO NO MONUMENTO HOMENAGEANDO AS VÍTIMAS DE 11 E 12 DE JANEIRO DE 2011 –


Entre os dias 11 e 12 de janeiro de 2011 ocorreu em Nova Friburgo e outros seis municípios da Região Serrana do RJ o que é considerado a maior tragédia climática do Brasil em termos de mortes: quase mil pessoas perderam a vida, das quais, metade em território friburguense.


Neste sábado, 11/1, um grupo de pessoas – a convite do Instituto Nova Friburgo Solidário – promoveu uma homenagem às vítimas e seus familiares, no monumento “Memorial 12 de janeiro”, construído na Praça do Suspiro.


Velas foram acesas e uma coroa de flores colocada em frente à escultura. Houve também breves discursos lembrando a data e o árduo trabalho de reeguer a cidade.


“É uma data que não pode nunca ser esquecida. Fiquemos atentos com a prevenção para que tragédias como 2011 não aconteçam mais”, Luiz Cláudio Rosa, do Instituto Nova Friburgo Solidário.


MAIOR TRAGÉDIA E MONUMENTO ÀS VÍTIMAS


A tragédia da Região Serrana em 2011 é considerada como o maior desastre natural da história do Brasil em número de vítimas.


Nova Friburgo foi a cidade mais afetada, com quase 500 mortes confirmadas, de acordo com a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro.


Em janeiro de 2012, no município, foi inaugurado o monumento em homenagem às vítimas e aos heróis da tragédia. A escultura, que em suas formas traz as formas das montanhas e rios e a figura de uma fênix, que representa o renascimento, foi doada pelo grupo Gama.

Compartilhar