Friburgo tem cavalgada de São Jorge neste domingo

23/04/2022 17:58:10
Compartilhar

28ª DO EVENTO DEVE REUNIR 1300 CAVALEIROS E AMAZONAS E TERÁ ACOMPANHAMENTO DA SSUBEA –
por SECOM / PREFEITURA


A tradicional Cavalgada de São Jorge, evento em alusão ao Santo Guerreiro, celebrado – inclusive com feriado – em 23 de abril volta a ser promovida neste domingo, 24 de abril, em Nova Friburgo.


São esperados aproximadamente 1300 cavaleiros e amazonas nesta 28ª edição da cavalgada que, devido a pandemia, não pode ser realizada nos últimos dois anos da maneira habitual.


Além de muita fé e devoção a São Jorge, a cada ano que passa o respeito e o cuidado com os cavalos têm ganhado cada vez mais importância. Exemplo disso é que a organização da cavalgada trabalhou todo o planejamento em parceria com a Subsecretaria Municipal do Bem Estar Animal (Ssubea), elaborando, em conjunto, um Termo de Ajuste de Condutas (TAC) para que a segurança dos animais seja garantida durante a realização do evento.


Nesse sentido, algumas práticas serão terminantemente proibidas, como cavalo sem ferradura, garupa, espora pontiaguda, entre outros detalhes. A própria organização da cavalgada se comprometeu a verificar o cumprimento dessas normas, bem como a Ssubea se fará presente no evento, juntamente com a empresa responsável pelo recolhimento de animais de grande porte, que atuará caso haja necessidade.


“O trabalho da Ssubea é de suma importância porque inibe os maus tratos e fiscaliza aqueles que já estão em uso. Ou seja, com a nossa presença, a possibilidade de algum animal ser maltratado ou abandonado posteriormente a um acidente, é mínima. Também estamos em parceria com a organização do evento, de modo a garantir o bem estar animal”, destacou a subsecretária municipal do Bem Estar Animal, Elisângela Rodrigues.

CAVALGADA DE SÃO JORGE

A concentração para a 28ª Cavalgada de São Jorge será a partir das 7h de domingo, 24 de abril, no terreno em frente à base da Guarda Civil Municipal, ao lado da Praça Lafayette Bravo Filho, no distrito de Conselheiro Paulino. A entrada é um quilo de alimento não perecível (doação que será revertida à Casa dos Pobres São Vicente de Paulo).


Às 10h começa o tradicional “forró da poeira”, com trio elétrico e a participação do locutor de rodeiros Paulo Henrique. A previsão de saída da cavalgada é às 14h, indo de Conselheiro Paulino até o Paissandu. Durante o trajeto há uma breve parada para oração em frente ao Hospital Municipal Raul Sertã, outro momento aguardado e simbólico do evento.


A organização lembra ainda que a entrada para o público em geral é pela praça de Conselheiro Paulino, enquanto cavaleiros e amazonas deverão acessar a rua de trás, que margeia o rio. Lá haverá desencarretador para cavalo, bebedouros e uma tenda para primeiros socorros aos animais.

Compartilhar