Friburgo tem mutirão de Prevenção ao Câncer de Pele

05/12/2019 10:03:04
Compartilhar

Nova Friburgo participa da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Médicos dermatologistas darão orientações gratuitamente.

Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza o movimento de conscientização da doença, desde 2014, o “Dezembro Laranja”, que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.

Nova Friburgo participará da ação simultânea que ocorre em todo país no sábado, 07 de dezembro. Por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, médicos dermatologistas farão atendimentos das 09h às 15h, no Posto Sylvio Henrique Braune, no Suspiro.

Uma equipe com seis dermatologistas realizará exames preventivos gratuitos durante o evento. Os organizadores pedem aos interessados que compareçam ao local com documentos pessoais como identidade, CPF ,comprovante de residência e cartão do SUS.

Durante as consultas, os médicos farão avaliação de manchas suspeitas para verificar possíveis casos de câncer de pele e ainda irão retirar dúvidas sobre pintas e alterações estranhas pelo corpo.

De acordo com médica dermatologista, Dra. Solange Gonçalves, a parceria desta campanha possibilita que os profissionais possam ir além do diagnóstico e da orientação.

“Com essa ação, a gente não só previne, a gente cura. Tendo a necessidade, a gente faz um procedimento e o paciente sai de lá curado. Isso é excelente. Inclusive lesões pré cancerosas, nós cauterizamos e tratamos. Também contaremos com o apoio da prefeitura para a realização das biópsias, nos casos indicados”, explicou.

Em todo o Brasil, o tipo de câncer mais comum entre a população é o de pele. Qualquer pessoa está sujeita a doença. Por isso, a informação, aliada à adoção de hábitos simples como o uso diário de protetor solar, reduz os riscos de aparecimento do carcinoma.

Alterações nas pintas, modificações de forma, coloração, tamanho, coceira e feridas que não cicatrizam são sintomas do câncer de pele. Existem fatores de risco que requerem maior atenção e devem ser observados, como histórico familiar, exposição contínua ao sol e idade.

Compartilhar