DESCIDA DAS BRAUNES, ONDE FOI FEITA RECENTE OBRA DE DRENAGEM, TEM PARALELOS ARRANCADOS PELA ENXURRADA –
Um temporal provocou transtornos em Nova Friburgo na tarde desta sexta-feira, 12/1, em Nova Friburgo. A Defesa Civil, aliás, havia emitido um alerta de possibilidade de chuva ocasionalmente muito forte, entre sexta e domingo, 14/1. Veja abaixo o boletim oficial divulgado pela Defesa Civil.
A enxurrada que desceu as Braunes, por volta das 14h30, destruiu parte do calçamento. No local, foi realizada obra de drenagem para resolver os problemas das chuvas de verão no Centro da cidade.
Ocorreram alagamentos em vários pontos, inclusive, na Rua Duque de Caxias, esquina com Avenida Alberto Braune. Na entrada da RJ-150, atrás da Fábrica Haga, ocorreu outro alagamento.
O Rio Cônego transbordou parcialmente no Paissandu.
PREFEITO JOHNNY MAYCON SE MANIFESTA NAS REDES SOCIAIS
DEFESA CIVIL DIVULGA BOLETIM SOBRE TEMPORAL
A forte chuva que caiu na tarde desta sexta-feira, 12 de janeiro, provocou alagamento em ruas, principalmente no Centro. A Secretaria de Defesa Civil de Nova Friburgo registrou, até o momento, três ocorrências:
. O teto de uma clínica particular especializada afundou, na Praça Marcílio Dias, no Centro;
. Um deslizamento de terra de pequeno porte, na Av. dos Ferroviários;
. Uma enxurrada desceu da Rua Sara Braune e arrancou o calçamento na Rua Carlos Alberto Braune, no Centro. Neste local, o prefeito Johnny Maycon, a equipe da Secretaria de Obras e representante da empresa terceirizada pelo Governo do Estado, que executou obra de drenagem, já estão fazendo as vistorias necessárias.
Nova Friburgo registrou um volume de chuva de 16,6 milímetros nas últimas 24 horas. Nesse período, a localidade que registrou o maior volume de chuva foi Barroso, em Olaria, com 52,2 milímetros de chuva. Nas últimas quatro horas, período em que a chuva foi mais intensa na cidade, o volume médio foi de 10,46 milímetros de chuva. A localidade do Barroso, em Olaria, é a localidade que registrou maior volume de chuva, com 46,6 milímetros em apenas quatro horas.
A chuva elevou o volume do Rio Cônego e, consequentemente, do Rio Bengalas, no entanto, não houve transbordo.
A cidade segue com a previsão de chuva moderada a forte e ocasionalmente muito forte, conforme alerta divulgado pela Defesa Civil Municipal.
Por conta da ocorrência na Rua Carlos Alberto Braune, que dá acesso ao bairro Braunes, a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana adotou as seguinte alteração no trânsito:
A Rua Carlos Alberto Braune está totalmente interditada, inclusive para pedestres. A entrada e saída para o bairro Braunes devem ser feitas pelo Parque Santa Elisa, via Catarcione, ou pelo Cordoeira, acessando a Rua Chico Mendes.
A Secretaria de Obras informou que não houve nenhum problema no sistema de drenagem na Rua Carlos Alberto Braune.
MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO: LEIA https://novafriburgoemfoco.com.br/