Durante fiscalização que teve como objetivo averiguar denúncia de crime ambiental encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), policiais militares da 5ª UPAm (Três Picos), subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, apreenderam na tarde de domingo, 21/4, em Nova Friburgo, 10 pássaros silvestres, 10 gaiolas, uma espingarda calibre 36, 11 munições deflagradas de calibre 36 e 11 munições intactas do mesmo calibre.
Segundo os policiais militares, a equipe procedeu a um imóvel localizado na Rua Joaquim Sidney Soares, no Loteamento Novo Sonho, Olaria, já que a denúncia dava conta da criação de diversas aves da fauna silvestre brasileira sem as licenças necessárias.
No local, constataram a veracidade das informações, identificando pelo menos 10 aves no interior de 10 gaiolas. Os animais estavam com anilhas de identificação, porém o proprietário não apresentou as documentações pertinentes para mantê-los acondicionados em gaiolas. Diante dos fatos, os agentes recolheram os animais, a arma e as munições e procederam à 151ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Todos os pássaros foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Seropédica, onde serão devolvidos ao seu habitat natural.
Desde o início do ano, o programa Linha Verde já cadastrou 74 denúncias de crimes ambientais na cidade de Nova Friburgo, sendo 21 sobre guarda e comércio de animais silvestres. A população pode denunciar crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, do Disque Denúncia através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177,- ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).