EVENTO PATROCINADO PELA ENERGISA ACONTECE NESTE SÁBADO, 18/11, COM ENTRADA FRANCA –
A brasilidade do chorinho e da seresta é o tema da apresentação dos musicistas cariocas Raquel Paixão e Jayaram Márcio, na Usina Cultural Energisa, pelo projeto Usina Viva, neste sábado, 18 novembro, às 19h.
No repertório, músicas de compositores brasileiros com duos escritos originalmente para a formação e peças para piano solo executadas por Raquel Paixão.
A musicalidade seresteira do Choro, gênero de música brasileira, estará presente com “Modinha”, de Francisco Mignone (1897-1986), “Cenas Cariocas” de José Guerra Vicente (1907-1976) e nas valsas brasileiras: Valsa da Dor e Tristoroza de Heitor- Villa-Lobos (1887-1959). Na segunda parte, peças para piano solo da compositora Chiquinha Gonzaga e do compositor Ernesto Nazareth integram o concerto.
“Três Cantos de Yemanjá” de Marlos Nobre (n. 1939), suíte em três partes, reverencia a cultura e religiosidade negra. Para encerrar, “Pequena Suíte”, onde como nas Bachianas, por exemplo, Villa-Lobos inspira-se em formas de música barroca e as remonta num ambiente musical repleto de alma brasileira.
De sólida formação acadêmica, Raquel Paixão é pianista e professora de piano. Autora do livro “Teclas Brasileiras: Coletânea de peças para piano destinada a pianistas em fases elementar e intermediária”, já realizou concertos no Brasil e exterior. Professora de piano, trabalhou em diversas escolas de música no estado do Rio de Janeiro. Hoje é professora e fundadora do seu próprio curso ‘Estúdio de Piano Raquel Paixão’ em Copacabana. Estreou como protagonista no cinema no filme de curta metragem “Manhã de Domingo”, que recebeu inúmeras premiações no Brasil e exterior, sendo a de maior destaque o Urso de Prata em Berlim em 2022. Jayaram Márcio é Bacharel em música pela UFMG e mestre em Ensino das Práticas Musicais pela UNIRIO. Desenvolve atividade pedagógica lecionando violoncelo desde 2008 em diversas escolas e projetos. Atualmente atua na Fundação de Educação Artística e no Projeto Orquestra Jovem de Sete Lagoas.
A entrada é gratuita. Classificação: maiores de 14 anos.