Friburgo: Ventania assusta e provoca prejuízos materiais

19/10/2025 17:16:42
Compartilhar

MUNICÍPIO REGISTROU VÁRIAS QUEDAS DE ÁRVORES ATINGINDO REDES ELÉTRICAS; DEFESA CIVIL EMITE BOLETIM –


A passagem de uma frente fria na Região Sudeste, acompanhada de forte ventania, assustou os moradores de Nova Friburgo neste domingo, 19/10. A estação meteorológica do Caledônia chegou a aferir a velocidade do vento no local em 93km/h. de acordo com o Instituto Friburgo Solidário.


Entre o início da manhã a o período da tarde deste domingo, além do susto, a forte ventania provocou prejuízos materiais em vários pontos de Friburgo, com quedas de galhos e árvores sobre redes elétricas, provocando a interrupção do fornecimento de luz. Um veículo estacionado foi atingido por uma árvore no Cônego.


Os eventos relativos aos festejos de 136 anos do distrito de Lumiar, previstos para o domingo, foram cancelados.

DEFESA CIVIL EMITE BOLETIM
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil informa que, desde a manhã deste domingo, 19/10, acompanha as ocorrências causadas pelos fortes ventos que atingem o município de Nova Friburgo.


As equipes da Defesa Civil e de outros setores da Prefeitura atuam em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Energisa, Enel e demais órgãos para atender a população, restabelecer o fornecimento de energia e liberar vias bloqueadas em função da queda de árvores.


Na RJ-116, em Theodoro de Oliveira, uma árvore chegou a interditar o trânsito mais cedo, mas a via já foi totalmente liberada.


Equipes também atuaram nos bairros Cônego e Cascatinha, onde as ocorrências foram encaminhadas à concessionária Energisa. Em alguns pontos, como no Sítio São Luís, o Corpo de Bombeiros realizou a desobstrução da via.


Foram registradas ainda árvores sobre a fiação elétrica em Florândia da Serra, Barracão dos Mendes e Estrada Floresta Mendes, situações repassadas à Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia nessas localidades.


Na Praça Getúlio Vargas, no Centro, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Serviços Públicos foram acionadas para o corte de uma árvore para mitigar o risco. Na Parada Frossard, uma árvore caiu sobre uma residência, sem abalo estrutural.


Até o momento, foram registrados apenas danos materiais, sem risco à integridade física ou à vida das pessoas.


A Defesa Civil segue acompanhando de perto a situação e reforça que, em caso de emergência, a população deve entrar em contato pelos números 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Compartilhar