Friburgo: Vereadora denuncia ao MP suposto caso de bullying em creche

28/08/2023 14:31:23
Compartilhar

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EMITE NOTA OFICIAL E PREFEITO SE MANIFESTA ATRAVÉS DE VÍDEO NAS REDES SOCIAIS –

MATÉRIA ATUALIZADA
Seis servidoras funcionárias da Creche Municipal Leda Tavares Moreira – incluindo a diretora da unidade escolar – foram denunciadas à Promotoria de Justiça da Infância e Juventude do Ministério Público. Elas são suspeitas de cometer bullying contra um menino de apenas três anos, da turma Maternal III. O caso veio a público através de denúncia da vereadora Priscilla Pitta, que encaminhou a denúncia ao MP.
Através de um vídeo postado na tarde/noite desta segunda-feira, 28/8, o prefeito Johnny Maycon se manifestou sobre o episódio (confira abaixo).


Segundo a denúncia de Priscilla Pitta, as mulheres teriam feito uma vaquinha para quem acertasse o peso da criança. Cada participante doou 10 reais e o valor total seria destinado a quem acertasse “quantas arrobas a criança pesava”.


Ainda segundo a vereadora, o estudante, então, teria sido retirado a força da unidade escolar e levado à cozinha da unidade, onde havia uma balança, a fim de pesá-lo. Enquanto isso, as demais funcionárias debochavam dele.


A Secretaria de Educação se posicionou a respeito do tema:


“A Secretaria Municipal de Educação repudia veementemente o ocorrido e informa que foi aberto um procedimento administrativo de Nº 21273/23 para apuração da denúncia apresentada. Cabe ressaltar que equipes da Secretaria de Educação estiveram na unidade realizando o acolhimento e prestaram o apoio necessário à mãe do aluno em questão.


É importante destacar também que a referida denúncia foi encaminhada para a direção escolar, que retornou informando sua versão dos fatos e, imediatamente, foi exonerada a pedido de sua função. Sendo assim, a equipe da Secretaria Municipal de Educação deu todo o respaldo administrativo para a continuidade da gestão escolar e acompanhamento dos servidores e estudantes na escola.


Diante da possibilidade de veracidade da denúncia narrada e da gravidade da descrição dos fatos que envolvem um estudante, é dever da Secretaria Municipal de Educação encaminhar para apuração e permitir a defesa prévia dos envolvidos, o que prontamente cumpriu desde 10 de agosto de 2023, quando tomou ciência do ocorrido.”

PREFEITO JOHNNY MAYCON SE MANIFESTA NAS REDES SOCIAIS –
Através de um vídeo postado na tarde/noite desta segunda-feira, 28/8, o prefeito Johnny Maycon se manifestou sobre o episódio:


“Primeiramente, destacamos o total repúdio aos fatos envolvendo o estudante da rede pública municipal de educação e nos solidarizamos com a criança e familiares, colocando-nos à disposição para prestar todo e qualquer apoio e suporte que forem necessários.


A dignidade da criança e do adolescente é prioridade da atual gestão, que não medirá esforço para que tudo seja apurado. Ressalta-se que servidores que praticaram atos semelhantes a este caso, ainda que concursados, foram demitidos por justa causa ao término dos processos de apuração, com respeito à ampla defesa e contraditório.


A Administração Pública municipal, ciente da gravidade dos fatos, abriu processo administrativo disciplinar para apuração do ocorrido e, de ofício, determinamos, no dia 22 de agosto de 2023, o afastamento cautelar das servidoras envolvidas, a fim de evitar novas condutas de igual natureza, bem como a interferência no processo apuratório.


Na mesma decisão, determinamos a remessa de cópia integral dos autos ao Ministério Público para as apurações cabíveis na esfera criminal e da infância e juventude”.

Compartilhar