Friburgo: Vigilância Ambiental registra 150 casos de esporotricose

10/03/2023 09:06:02
Compartilhar

PREFEITURA DIZ QUE MAIORIA DAS OCORRÊNCIAS FOI EM GATOS E ALERTA QUE É TRANSMITIDA PARA HUMANOS –


Através das redes sociais, a Prefeitura de Nova Friburgo emitiu esta semana um alerta da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre os cuidados com a esporotricose, também conhecida como ‘’doença do jardineiro’’, que é uma micose provocada por fungos encontrados na terra e em materiais em decomposição.


A enfermidade atinge animais e humanos e pode ser identificada nos bichos através de lesões ulceradas na pele. Já em pessoas, os sintomas são: falta de ar, tosse, dor ao respirar e febre.


Em Nova Friburgo, as equipes têm monitorado as ocorrências, especialmente em gatos, que têm sido o maior número de casos no município. Em 2022, 119 notificações foram realizadas. Em 2023, até o momento, 40 casos foram registrados, sendo a maioria, 35, em animais.


A esporotricose tem cura. É necessário o diagnóstico precoce para que a intervenção com o tratamento seja feita. É muito importante ressaltar que as pessoas não devem maltratar os animais infectados, eles precisam apenas de cuidados veterinários.

Compartilhar