JORNALISTA EMBARCOU PARA O CANADÁ ONDE FARÁ A COBERTURA PARA O BRASIL DO ISPAD 2025: “É UMA RESPONSABILIDADE ENORME, JÁ QUE CONVIVO COM ESSA DOENÇA DESDE OS 5 ANOS” –
O jornalista Marcelo Iezzi, de Nova Friburgo, embarcou nesta segunda-feira, 3/11, para o Canadá, onde vai realizar uma cobertura jornalística do ISPAD 2025 (International Society for Pediatric and Adolescent Diabetes) – o maior congresso do mundo dedicado ao diabetes infantojuvenil.
Marcelo foi o único jornalista brasileiro selecionado pelo programa internacional #dedoc° voices para participar presencialmente do evento, que acontece entre os dias 5 e 8 de novembro, em Montreal, reunindo os principais pesquisadores, profissionais de saúde e líderes de iniciativas voltadas ao cuidado em diabetes pediátrico e adolescente.
Atualmente morando em Joinville (SC), o jornalista de 23 anos é editor do telejornal Tribuna do Povo, da NDTV Record Joinville, emissora afiliada à Record TV e integrante do Grupo ND, um dos maiores conglomerados de comunicação do país.
Durante os próximos dias, um dos programas da NDTV Record vai trazer cobertura especial diretamente de Montreal, com entrevistas sobre os avanços mais recentes da ciência no tratamento e manejo do diabetes.
Marcelo, que convive com diabetes tipo 1 desde os 5 anos, explica que o programa #dedoc° voices oferece bolsas de estudo para pessoas com diabetes participarem dos principais congressos científicos do mundo.
“Ser o único jornalista brasileiro selecionado para participar presencialmente do ISPAD é uma responsabilidade enorme e, ao mesmo tempo, uma alegria indescritível. O congresso é o espaço onde ciência e empatia se encontram. Poder acompanhar tudo isso de perto e levar essa vivência para o público catarinense, e também para o Brasil, é uma honra imensa”, afirma.
O jornalista destaca que a cobertura vai mostrar como os avanços científicos podem impactar o dia a dia das pessoas que convivem com a condição no Brasil.
“Nos próximos dias, o público vai conhecer histórias, descobertas e novas perspectivas sobre o cuidado em diabetes. E posso adiantar: Santa Catarina também estará representada no congresso, não apenas pelo jornalismo”, revela, mantendo o mistério sobre a presença de profissionais catarinenses no evento.
Além de trazer as principais novidades de 2025, Marcelo antecipa uma notícia que promete colocar o Brasil no centro das atenções no próximo ano: o ISPAD 2026 será realizado em solo brasileiro, um marco histórico para a comunidade científica e para as pessoas que convivem com diabetes no país.
“Saber que o ISPAD 2026 será no Brasil mostra o quanto nossa comunidade científica tem ganhado reconhecimento internacional. É motivo de orgulho e um incentivo para continuarmos avançando na pesquisa e no diálogo sobre o diabetes”, destaca.
Com orgulho de suas raízes friburguenses, Marcelo Iezzi leva para Montreal não apenas a experiência de quem vive com diabetes tipo 1, mas também o olhar sensível do jornalismo local que o formou, agora em um dos palcos mais importantes da ciência mundial.













