“DEU CHUCHA NA ZEBRA” LEVA 60 MIL PESSOAS AO DELÍRIO –
Nova Friburgo é reconhecidamente terra de talentos, claro, também no mundo do samba. Este ano, um grupo de friburguenses foi novamente protagonista no carnaval fora de época cidade gaúcha de Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, conquistando o primeiro lugar. Para se ter ideia da dimensão do evento no sul, quase 60 mil pessoas acompanharam os desfiles que reuniu oito agremiações.
O time de friburguenses da agremiação “Deu Chucha na Zebra” foi liderado pelo talentoso Jeferson Lima, da tetra Vilage no Samba. Jefinho já havia conquistado anteriormente outros dois títulos de campeão em Uruguaiana, mas, desta vez, além de ter sido o autor do samba e do enredo, também foi o carnavalesco da agremiação.
No time campeão lá estavam o diretor de carnaval Guto Guimarães (diretor geral do desfile da agremiação), e ainda Zumar e Gilsinho (diretores de alegoria). Uma turma de primeira linha do barracão da Vilage também esteve presente na preparação da escola. O intérprete do samba foi o friburguense Evandro Malandro, da Grande Rio.
A escola “Deu Chucha (bebida no linguajar gaúcho) na Zebra”, tida até então como prima pobre, não vencia o carnaval em Uruguaiana fazia 24 anos. Desta vez, porém, a zebra deu um passeio na passarela.
O enredo campeão contou histórias do “Brasil sertanejo”. Este é o terceiro título da escola, que conquistou o troféu em 1980 e 1999.
Tradição na fronteira do Brasil com a Argentina e Uruguai
O Carnaval de Uruguaiana tem quase 80 anos de história, é um dos mais antigos do país. Desde 2005, passou a ser fora de época, o que deixou a festa em evidência. Com isso, nomes dos carnavais do Rio de Janeiro e de São Paulo foram atraídos para a cidade.
Os desfiles das escolas de samba ocorre durante três dias. Nas arquibancadas, quase 60 mil pessoas acompanham a festa. Pela proximidade com a fronteira, o carnaval atrai argentinos e uruguaios.