JUSTIÇA DETERMINOU DESOCUPAÇÃO DO PRÉDIO DA UNIVERSIDADE –
O deputado federal Glauber Braga foi detido pela Polícia Militar do Rio de Janeiro durante uma operação na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) nesta sexta-feira, 20/9. Dois estudantes e 1 jornalista também foram detidos junto com o parlamentar friburguense.
Glauber estava no local participando de ação para impedir a tropa de choque de entrar no campus para dispersar a ocupação estudantil contra o corte de benefícios universitários. Os policiais usaram spray de pimenta contra Glauber e os manifestantes.
“É uma detenção ilegal, já que um deputado federal só pode ser detido em flagrante por crime inafiançável”, diz uma postagem nas redes sociais do parlamentar.
A deputada Sâmia Bonfim, esposa de Glauber, afirmou que ele está bem, apesar da irritação nos olhos. Ela classificou a detenção como “inconstitucional”. Em nota, o PSOL denunciou o uso de “bombas, caveirão e armas menos letais” e ressaltou que o deputado estava na UERJ para “proteção e defesa” dos estudantes.
A Justiça autorizou, nesta sexta-feira, o uso da força policial para retirar os estudantes que estavam ocupando o Pavilhão João Lyra Filho, principal prédio do campus Maracanã. A Uerj estava ocupada desde julho e, na terça-feira,17/9, a Justiça do Rio de Janeiro determinou a desocupação do local.
ATUALIZAÇÃO: Ainda na noite de sexta, Glauber e os demais foram liberados.
MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO: LEIA https://novafriburgoemfoco.com.br/