Governador promete divulgar nomes da lista secreta do Ceperj

25/08/2022 08:41:48
Compartilhar

18 MIL CONTRATAÇÕES NO ESTADO DO RIO SÃO ALVOS DE INVESTIGAÇÕES DO MPRJ, TCE E PROCURADORIA ELEITORAL –


O governador Cláudio Castro (PL) participou nesta quarta-feira, 24/8, da série de entrevistas de Edimilson Ávila, no podcast Desenrola, Rio com candidatos ao governo do estado do RJ.


Um dos principais assuntos foi o recente escândalo do Ceperj. O governador admitiu problemas em contratações de pessoas para projetos do Centro de Estudos e Pesquisas do Estado (Ceperj). Contudo, segundo ele, o “erro de poucos está prejudicando milhares de pessoas”.


Cláudio Castro afirmou que dentro de 15 dias vai apresentar o nome de todas as pessoas contratadas pelo Ceperj que cometeram irregularidades.


“Eu não neguei em momento algum que tem problema. Tem problema sim, e a gente tem que punir quem errou. Eu me comprometo que em 15 dias nós vamos entregar um relatório com todas essas pessoas que erraram. Eu vou mandar um PAD e enviar todas essas pessoas para o Ministério Público”, prometeu o candidato.


Atualmente o Ceperj está sendo investigado pelo Ministério Público do Rio (MPRJ), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Procuradoria Eleitoral. Cerca de 18 mil pessoas foram contratadas pelo órgão com a autorização para receberem seus salários na boca do caixa, com ordem bancária, ou por meio de recibo de pagamento autônomo (RPA).


O caso ficou conhecido como “cargos secretos”, já que a nomeação das pessoas não era publicada no Diário Oficial. As formas de pagamento adotadas, segundo o MP, dificultam a rastreabilidade e facilitam a lavagem de dinheiro.


Cláudio Castro defendeu o Ceperj. “Hoje ele abarca programas importantíssimos. São mais de dois mil núcleos de esportes hoje, os núcleos de cultura”, citou.


O governador disse ainda que, desde que o escândalo veio à tona, os projetos comunitários do Ceperj pararam. “Se você falar hoje na comunidade, as pessoas estão clamando para que volte o programa”, afirmou.

Compartilhar