O secretário estadual de Fazenda, Gustavo Barbosa, disse nesta terça-feira, 13, que os salários dos servidores estaduais referente a novembro de 2016 só deverão ser quitados em 20 de janeiro do ano que vem. O secretário havia anunciado anteriormente que os pagamentos seriam parcelados.
A informação foi repassada aos deputados do colégio de líderes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj. Apenas os profissionais ativos da Segurança e da Educação receberão o salário integralmente este mês.
Enquanto isso, servidores estaduais e sindicalistas permanecem em acampamento em frente à Alerj para pressionar os deputados estaduais a rejeitarem o pacote de “medidas de austeridade” apresentados pelo governador Luiz Fernando Pezão, que está sendo votado na Casa. Representantes de Friburgo participam do movimento.
Dentre as medidas propostas pelo governo estadual, o grupo de servidores elencam duas que, de acordo com eles, seriam mais prejudiciais: o corte de reajuste salarial para os próximos anos e o aumento da contribuição previdenciária de 11% para 14%.