A virada de maio para junho de 2025 reserva a entrada de uma potente e grande massa de ar frio de origem polar sobre América do Sul, com potencial para avançar com muita força sobre o território brasileiro.
De acordo com a Climatempo, a condição vem sendo confirmada nos últimos dias em simulações atmosféricas feitas em super computadores.
“Ao que tudo indica, será a primeira onda de frio de 2025 e que poderá causar uma queda de temperatura bastante acentuada não só na Região Sul, mas em grande parte do Sudeste, do Centro-Oeste e também em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas”, diz a empresa, em nota.
O grande diferencial desta massa de ar frio é que ela deve ter características continentais, conforme a Climatempo.
“Isso quer dizer que o ar de origem polar vai se deslocar pelo interior da América do Sul e não sobre o oceano. A maioria das massas de ar frio que chegam ao Brasil passam mais tempo sobre o oceano e isso enfraquece o poder de resfriamento”, esclarece.
Segundo os meteorologistas da empresa, uma massa de ar frio continental normalmente tem pouca umidade, fazendo com que seu potencial de resfriamento seja muito maior. Porém, as que são continentais conseguem levar o ar gelado para o Brasil, causando temperaturas realmente baixas no interior do Sudeste, no Centro-Oeste e também o fenômeno da friagem em parte da região Norte.