Hemocentro de Friburgo precisa de doações de sangue

18/09/2021 09:54:54
Compartilhar
Uma doação, gesto de amor, pode salvar até 4 vidas

por SECOM / PMNF


O Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins está com estoque muito baixo de sangue e precisa da doação de todos os tipos sanguíneos.


Ao longo da semana, a unidade forneceu uma grande quantidade de bolsas para atender doentes graves nos hospitais Raul Sertã e Maternidade Mario Dutra de Castro e acabou ficando desabastecida. Para continuar socorrendo pacientes é fundamental a colaboração de todos que possam doar.

É necessário o mínimo de 15 doadores diários para garantir um nível adequado no estoque. Contudo, a média registrada na última semana foi de apenas sete por dia. A pequena frequência de doadores pode comprometer a realização de cirurgias. Em função disso, a direção do hemocentro apela para que os doadores regulares que já puderem retornar e novos doadores, compareçam à unidade.

O hemocentro funciona no prédio anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30.
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e portar documento de identidade original com foto. Não é recomendado ir em jejum, basta não consumir bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável legal.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2523-8084.

Compartilhar