O IBGE divulgou nesta sexta-feira, 28, os índices de crescimento das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2015. Em relação à mesma data do ano, a população friburguense cresceu 0,17% e ultrapassou oficialmente a marca de 185 moradores.
Nos 12 municípios da região Centro-Norte Fluminense, segundo o IBGE, os maiores crescimentos populacionais de 2014 para 2015 ocorreram no Carmo (0,69%), Bom Jardim (0,58%) e Cachoeiras de Macacu (0,57%).
Em dois municípios da região, segundo o IBGE, ocorreu a diminuição populacional: Cantagalo (- 0,16%) e Santa Maria Madalena (-0,2%).
Segundo o IBGE, as estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sócio-demográficos nos períodos intercensitários e servem também como um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para a distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios.
A Prefeitura de Nova Friburgo, inclusive, vem questionando o IBGE e o Censo de 2010. Para o governo municipal, a população friburguense naquele ano era maior do que o número divulgado pelo IBGE. O governo municipal acredita que o município teria, no mínimo, 200 mil habitantes e, portanto, direito a uma fatia maior do repasse do FPM.