PÁSSAROS ERAM EXPOSTOS IRREGULARMENTE COMO “ATRATIVOS TURÍSTICOS” –
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu, recentemente, em Cachoeiras de Macacu, mais uma operação de combate a crimes contra a fauna, dessa vez em um rancho, utilizado como espaço de lazer.
A ação é um desdobramento da Operação São Francisco, considerada a maior já realizada no país contra esse tipo de crime e responsável por resgatar mais de 800 animais em diferentes pontos do estado.
Em Cachoeiras de Macacu, os agentes apreenderam 10 animais sem documentação, utilizados como atrativo turístico, sendo eles: quatro tucanos, duas araras-canindé, dois papagaios, uma jandaia sol e uma loris, essa espécie exótica. O responsável foi encaminhado para a delegacia.
Os animais foram enviados para um centro voltado à recuperação de animais silvestres, de gestão compartilhada entre a federação e o estado, onde passam por avaliação veterinária e cuidados específicos. Após a reabilitação, aqueles que estiverem aptos poderão ser devolvidos ao seu habitat natural.
Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde pelos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), ou pelo aplicativo “Disque Denúncia Rio”, com possibilidade de envio de fotos e vídeos e garantia de anonimato.











