Irmão do governador Cláudio Castro é alvo de buscas da Polícia Federal

20/12/2023 12:55:56
Compartilhar

OPERAÇÃO 7º MANDAMENTO (“NÃO FURTAR”) INVESTIGA SUPOSTOS ATOS DE CORRUPÇÃO –


Um irmão do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, está sendo alvo de uma busca e apreensão da Polícia Federal nesta quarta-feira, 20/12.


Vinícius Sarciá Rocha é irmão de consideração (de criação) de Castro. A mãe dele se casou com o pai do governador.


Sarciá Rocha é presidente do Conselho de Administração da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio).


O mandado de busca foi expedido pelo Superior Tribunal de Justiça, a pedido da Polícia Federal, no âmbito do inquérito em que Claúdio Castro é investigado no STJ por corrupção e lavagem de dinheiro. O governador nega as denúncias contra ele.


A Polícia Federal encontrou dinheiro vivo na casa do irmão do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. O valor somado pelos investigadores no local chega a pelo menos R$ 140.000.


Na Operação Sétimo Mandamento (não furtar), a Polícia Federal investiga os crimes de organização criminosa, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro, que teriam sido praticados na execução dos projetos Novo Olhar, Rio Cidadão, Agente Social e Qualimóvel entre os anos 2017 e 2020.


A ação desta quarta-feira é um desdobramento da investigação da Operação Catarata, do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), que apurava em 2020 um esquema de corrupção na Fundação Leão XIII, órgão estadual responsável por políticas de assistência social.


Na ocasião, o MPRJ denunciou 25 pessoas. Também na Operação Catarata foi preso o empresário Flávio Chadud, dono da Servlog, acusado de pagar propina em troca de contratos públicos e gravado no episódio da mochila com Cláudio Castro.

Os dois outros alvos da mais recente operação são a subsecretária de Integração Sociogovernamental e de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Governo, Astrid de Souza Brasil Nunes, e o gestor de Governança Socioambiental da Cedae, Allan Borges Nogueira.


Compartilhar