Justiça decreta falência do Grupo Itapemirim

21/09/2022 18:28:47
Compartilhar

EMPRESA DE TRANSPORTE CHEGOU A ASSINAR CONTRATO COM O ATUAL GOVERNO DE FRIBURGO –


O Tribunal de Justiça de São Paulo decretou a falência do Grupo Itapemirim nesta quarta-feira, 21/9. Em recuperação judicial desde 2016 com dívidas de mais de R$ 200 milhões, o grupo Itapemirim já foi a maior empresa de transporte rodoviário do país.


Ano passado, a Itapemirim chegou a fechar contrato emergencial com a Prefeitura de Nova Friburgo para explorar as linhas urbanas de ônibus e foi apresentada como uma “vitrine” que colocaria o município em “outro patamar”. Um engodo!


FALÊNCIA E INDISPONIBILIDADE DE BENS
No mesmo ato em que decretou a falência da Itapemirim, a Justiça paulista também determinou a decretação da indisponibilidade dos bens do controlador Sidnei Piva de Jesus na figura da empresa Piva Consulting. O juiz viu indícios de “confusão patrimonial” entre a Piva Consulting e o grupo Itapemirim e determinou o arresto de valores existentes em contas bancárias, pelo sistema SISBAJUD.


Fundado pelo ex-pracinha da Força Aérea Brasileira e ex-deputado federal Camilo Cola, que faleceu no ano passado, o grupo Itapemirim foi vendido por 1 real para Sidnei Piva após entrar em recuperação judicial, numa operação controversa que é motivo de disputa entre as partes.


Além dos créditos homologados, o Grupo Itapemirim acumula ainda débitos de mais de R$ 2 bilhões em impostos e contribuições previdenciárias com a União.


Sidnei Piva é acusado de desviar recursos do grupo para comprar mansões e carros de luxo – e também para se aventurar no setor aéreo, com o lançamento da companhia aérea ITA. A companhia durou seis meses e deixou milhares de passageiros no chão às vésperas do Natal de 2021.

Compartilhar