Lei permite que pacientes internados façam videochamadas com familiares

02/09/2021 09:27:35
Compartilhar

Por Barney Campos – G1 / Região Serrana

Uma lei aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, permite que pacientes internados com Covid-19 façam chamada de vídeo com familiares. A lei nº 4.807 foi publicada nesta quarta-feira, 1º de setembro, no Diário Oficial Eletrônico.

O objetivo da lei é humanizar o relacionamento de pacientes internados com a doença, possibilitando o contato periódico com a família, por meio virtual, para evitar a contaminação.

A permissão é válida para o Hospital Municipal Raul Sertã e para os hospitais particulares do município.

De acordo com o artigo 3º da lei, as chamadas de vídeo podem ser realizadas somente em comum acordo com a família e quando o paciente tiver condições de fala, visão ou audição.

Ainda de acordo com o documento, essas chamadas de vídeo podem ser utilizadas também como canal de comunicação para esclarecimentos sobre a evolução clínica e o processo de recuperação do paciente.

Outro item importante presente na lei é que a chamada de vídeo poderá ser realizada mesmo na ocorrência do paciente estar sedado ou que não haja a possibilidade de comunicação efetiva, caso seja este o desejo da família, inclusive para efeitos de despedida, no caso de morte iminente, segundo o documento.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, atualmente há um profissional de enfermagem designado para realizar o contato, por telefone, com familiares de pacientes internados com Covid-19 no hospital Raul Sertã, repassando informações sobre o quadro clínico.

Além disso, na ala CTI Covid-19 os pacientes que têm condições clínicas fazem, através do setor de psicologia da unidade, uma chamada de vídeo com os familiares. Essa, no entanto, não é uma regra para todos os pacientes, a chamada depende do estado clínico e de avaliação.

Compartilhar