Lua Azul: Raro evento cósmico poderá ser visto no céu dia 31/10

28/10/2020 09:26:23
Compartilhar

Ela não é realmente azul. É uma lua cheia, como qualquer outra, da cor que a maioria das luas cheias são vistas: cinza claro, branco leitoso ou prateado. O que torna estranho esse fenômeno, que o folclore batizou de Lua Azul, é que ela é a segunda lua cheia em um único mês, quando o normal é termos apenas uma.

O ciclo lunar, período em que ocorrem todas as fases da Lua, se repete a cada 29,5 dias ou mais. Para que a Lua Azul ocorra são necessárias duas coincidências: a primeira lua cheia precisa ocorrer no primeiro ou segundo dia do mês, e este mês precisa ter 31 dias. Assim, é provável que apareça uma segunda lua cheia. Esse fenômeno é conhecido como Lua Azul.

O mês de fevereiro, que tem 28 dias, por exemplo, nunca verá uma Lua Azul.

QUANDO É A LUA AZUL DE 2020?
A Lua Azul é um fenômeno incomum que ocorre apenas a cada 2,5 anos. A última vez que isso aconteceu foi em 31 de março de 2018.

Neste ano, ela aparecerá no céu na noite de 31 de outubro a 1 de novembro, quando muitos países celebram o Halloween.

Já houve uma lua cheia no dia 1º de outubro e, no final do mês, poderemos ver a segunda.

POR QUE LUA AZUL?

Como a Nasa explica em seu site, o termo Lua Azul surgiu na década de 1940. Na época, o Maine Farmers Almanac (uma publicação anual que desde 1818 traz previsões sobre eventos ligados a clima nos EUA e Canadá) oferecia uma definição da Lua Azul tão complicada que muitos astrônomos tinham dificuldade em entendê-la.

Compartilhar