Lula toma posse para o 3º mandato de presidente do Brasil

01/01/2023 15:22:17
Compartilhar

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu a presidência do Brasil para cumprir o seu terceiro mandato. A solenidade de posse acontece neste domingo, 1/1, em Brasília. Ao lado vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), ele fez o juramento de compromisso constitucional e assinou o livro de posse no Congresso Nacional. Lula foi empossado como 39º presidente do Brasil.

Lula diz não planejar revanche, mas adverte que “quem errou responderá por seus erros”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou, no discurso durante a cerimônia de posse, que “não carrega nenhum ânimo de revanche”, mas que seu governo garantirá o primado da lei.

“Quem errou responderá por seus erros, com direito amplo de defesa, dentro do devido processo legal”, disse. Lula também falou que seu mandato será defendido “com os poderes que a Constituição confere à democracia”, e que ganhou as eleições concorrendo contra “adversários inspirados no fascismo”.

Ele também falou sobre garantir a democracia no país: “Sob os ventos da redemocratização, dizíamos: ditadura nunca mais! Hoje, depois do terrível desafio que superamos, devemos dizer: democracia para sempre!”

“Brasil não precisa de armas, precisa de livros”, diz Lula em discurso ao Congresso

Em discurso de posse ao Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou os decretos de armas e reforçou a necessidade de segurança e educação. “Estamos revogando os criminosos decretos de acesso a armas e munições que tanta insegurança e mal causaram as famílias brasileiras. O Brasil não quer e não precisa de armas na mão no povo. O Brasil precisa de segurança, de livros, de educação e de cultura para que a gente possa ser um país mais justo.”

Lula defendeu também ao Congresso Nacional a liberdade religiosa. “Reafirmo que, no Brasil, a fé pode estar presente em todas as moradas, nos diversos templos, igrejas e cultos. Neste país, todos poderão exercer livremente sua religiosidade.”

“Assumo compromisso de reconstruir o país e fazer um Brasil de todos e para todos”, diz Lula

Durante seu discurso, após tomar posse como presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a mensagem que seu governo queria passar ao país é de “esperança e reconstrução”. Ele relembrou sua primeira vitória eleitoral, em 2002: “Eu disse naquela ocasião que a missão de minha vida estaria cumprida quando cada brasileiro e brasileira pudesse fazer três refeições por dia. Ter de repetir meu compromisso hoje, diante do avanço da miséria e do regresso da fome, que havíamos superado, é o maior sintoma da devastação que se impôs ao país nos anos recentes.”

O presidente disse que, em seus mandatos anteriores ficou demonstrado que uma pessoa da classe operária podia presidir o país com sucesso e que os mais pobres podiam ser considerados na hora das decisões do governo. Ele também fez críticas ao que chamou de “destruição de políticas públicas que promoviam a cidadania e o direito à saúde e à educação”. E reforçou que o diagnóstico dado pela equipe de transição governamental de transição é “estarrecedor”.

Lula disse que assume com “o compromisso de reconstruir o país e fazer um Brasil de todos e para todos”.

Compartilhar