Por Barney Campos e Rodrigo Marinho, g1 – Região Serrana –
Uma situação que estava sendo denunciada por moradores de Macuco, na Região Centro-Norte Fluminense, teve um desfecho triste nesta quinta-feira, 16/3. Um macaco que estava há mais de uma semana em uma árvore da Praça Professor João Brasil, na área central, morreu após cair da árvore, aparentemente debilitado, à espera de resgate há 10 dias.
Os moradores contam que, desde que avistaram o animal, acionaram diversos órgãos para tentar resgatar o macaco. Entre os órgãos acionados estão a Defesa Civil Municipal, a Secretaria Municipal de Ambiente, o Corpo de Bombeiros e o Instituto Estadual do Ambiente, o Inea.
Nesta quinta-feira, uma moradora que acompanhava o caso e tentava ajuda para o resgate registrou o momento em que o macaco estava em um galho mais baixo da árvore, e acabou caindo no chão.
A maior preocupação dos moradores era em relação à saúde do animal, que já não estava se alimentando. Além da falta de comida, os moradores disseram que o macaco chegou a receber uma descarga elétrica ao passar de um poste para o outro.
“A gente fica curioso, mas preocupada também porque ele não tá no habitat natural dele. Seria bom se ele fosse pra lá”, disse a moradora Janaína Custódio.
A comerciante Amanda Badini contou que o animal já aparentava estar desnutrido. “Coitado, ele tá bem magrinho já. Ele não desce pra comer, não bebe água, não faz nada”, disse Amanda.
Amanda disse, ainda, que Defesa Civil tentou tirar, mas não conseguiu. E ela tentou acionar outros órgãos.
“Eu mesma entrei em contato com o Corpo de Bombeiros e eles disseram que iam tentar fazer alguma coisa, mas não fizeram nada. Depois falaram que iam tentar o Inea. O Inea esteve aqui, o carro estava aqui parado, mas também não tentaram tirar”, completou a comerciante.
Depois de ser acionada, a Prefeitura de Macuco isolou a praça com fitas e instalou uma placa pedindo que as pessoas não alimentassem o macaco.