Mais um casal de antas é solto em reserva biológica da Serra RJ

20/11/2023 11:29:04
Compartilhar

ESPÉCIE CHEGOU A SER TOTALMENTE EXTINTA NO ESTADO DO RIO –


Notícia bacana! Antibes e Castanha ganharam a liberdade. O programa de reintrodução das antas é realizado pelo @refauna e recebe o apoio do Projeto Guapiaçu por meio da @petrobras.


O retorno das antas a floresta contribui para a restauração do ecossistema e para o reflorestamento, já que as antas são conhecidas por sua capacidade de dispersar frutos pela mata.


Os animais estão sendo reintroduzidos no Parque Estadual dos Três Picos e a Reserva Ecológica de Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu. O trabalho vem sendo feita desde 2017, a fim de trazer de volta a espécie para as florestas fluminenses.


No Estado do Rio de Janeiro, essa espécie chegou a ser totalmente extinta. O último registro oficial de antas no estado foi em 1914, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e agora as instituições trabalham para recuperar essa perda.


Atualmente, a única população de antas do estado conta com 17 indivíduos, sendo 11 oriundas de reintroduções e seis filhotes das antas reintroduzidas, já nascidos na natureza.


Após a soltura, as antas são monitoradas por meio de armadilhas fotográficas e colar de radiotelemetria. Com esses equipamentos, os especialistas conseguem saber a localização do animal, além de acompanhar seu estado de saúde, observar seus hábitos e sua reprodução.


“A reintrodução das antas proporciona o retorno às matas fluminenses de uma espécie que tem um importante papel ecológico e está classificada como vulnerável à extinção, com declínio de 30% de suas populações nas últimas três décadas, devido à perda e fragmentação de habitat, caça e atropelamentos”, explica Joana Macedo coordenadora de monitoramento e reintrodução de fauna do Projeto Guapiaçu.


“Esses animais também são considerados como ‘jardineiros das florestas’, por desempenhar um importante papel na dispersão de sementes e na poda de ramos e herbáceas, contribuindo para um plantio natural em meio à natureza. Por isso projetos de restauração ecológica devem apoiar a reintrodução de fauna extinta.”, completa Gabriela Viana, dirigente do Ação Socioambiental – ASA.


A anta-brasileira (Tapirus terrestris) é também o maior mamífero terrestre da América do Sul, chegando a dois metros e meio, podendo alcançar um peso de até 300 quilos.

Compartilhar