Material de caça e pássaros engaiolados são apreendidos em Friburgo

15/03/2024 08:29:12
Compartilhar

POLÍCIA AMBIENTAL REGISTROU OCORRÊNCIA NA 151ª DP –


Uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre caça ilegal de animais, levou policiais militares do Comando de Polícia Ambiental nesta quinta-feira, 14/3, ao município de Nova Friburgo, onde apreenderam armadilhas, armas utilizadas para caça, além de 11 pássaros da fauna silvestre brasileira que eram mantidas em cativeiro.


Os policiais lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, responsáveis pela averiguação das informações, procederam à zona rural da cidade, na localidade conhecida como Estrada de Baixo da Fazenda Rio Grande, onde, de acordo com a denúncia, residia um homem que instalava redes e outras armadilhas para captura de pássaros.


Chegando ao local, os agentes da 5ª UPAm puderam observar diversas gaiolas penduradas no quintal da casa, com armadilhas próximas. Uma pessoa que estava no local, ao ser questionada, informou desconhecer as licenças necessárias para manter pássaros em cativeiro, já que as aves pertenciam ao seu esposo, que não se encontrava no endereço.


Nesse momento, os policiais deram ciência sobre a denúncia de caça e a mesma afirmou aos agentes que havia uma caixa contendo alguns equipamentos de caça que não eram mais utilizados devido a idade do marido.


Ao todo, foram apreendidos cinco coleiros, seis azulões, oito redes de pesca, quatro apitos de caça, três armadilhas de captura, sete trabucos e 11 gaiolas. Todos os materiais foram recolhidos e encaminhados à 151ª DP para o registro de ocorrência.


Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

Compartilhar