Maus-tratos aos animais: Friburgo soma 1.200 denúncias em 6 meses

18/09/2022 19:55:50
Compartilhar

SSUBEA EFETUOU 60 REGISTROS NA 151ª DP, 103 PROCESSOS SÃO MONITORADOS E 2 ACUSADOS FORAM PRESOS –


A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Subsecretaria Municipal do Bem Estar Animal (Ssubea), vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, informa que, durante todo o ano passado foram registradas 501 denúncias de maus-tratos aos animais. Já em 2022, apenas de janeiro a junho, foram contabilizadas 1200 denúncias.


Ainda de acordo com o informe da Prefeitura, duas denúncias resultaram em prisões e outras 60 em registros de boletins de ocorrência na 151ª DP. Além desses, outros 103 processos estão em monitoramento pela Ssubea.

Denúncias de maus-tratos podem ser feitas na Subsecretaria do Bem-Estar Animal, através do e-mail ssubea021@gmail.com ou pelo Whatsapp (mensagens) da Ouvidoria (22) 2525-9244.


SSUBEA DESTACA DEVERES DE UM TUTOR DE ANIMAL

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Subsecretaria do Bem-Estar Animal, setor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, alerta sobre questões relacionadas aos maus-tratos e abandono de animais domésticos.


O abandono de animais, além de ser um ato de covardia, é crime, conforme o artigo 32 da Lei 9.605/98. Toda ação que afete o bem-estar e a qualidade de vida do animal é considerada como maus-tratos. Isso inclui qualquer tipo de agressão física ou privação de necessidades básicas para a sobrevivência do animal. Neste caso, os animais de Nova Friburgo estão resguardados pela Lei Municipal 4.637/18.


Então, para evitar que fiquem vagando pelas ruas e resguardar o bem-estar físico dos animais, alguns fatores devem ser levados em consideração. Quem se torna tutor de um animal tem que ter consciência de que ele fará parte da sua família e que pode viver até 20 anos. Por isso é importante avaliar se terá condições de cuidar do animalzinho, adequadamente, durante toda vida dele.


Tem um animalzinho em casa? Saiba quais são os deveres de todo tutor de pet:


• Alimentação – Os animais devem ter água limpa e fresca em abundância e alimento de qualidade, em quantidade suficiente e apropriada, conforme espécie e idade.
• Higiene – Os animais devem estar livres de pulgas, carrapatos e viver em ambiente limpo e com higiene (protegidos do sol e da chuva). No caso dos cães, devem tomar banho regularmente.
• Cuidados com a saúde – Os animais devem ser vermifugados e vacinados, de acordo com orientação do médico veterinário. Sempre que estiverem doentes devem receber atendimento e tratamento adequados;
• Castração – Este é um procedimento cirúrgico recomendado, pois tem como objetivo impedir a procriação descontrolada dos animais. A castração também traz vantagens de ordem social, evita infecções uterinas e câncer de mama nas fêmeas. Nos machos, reduz alterações na próstata e processos inflamatórios;
• Atividades e passeios – Importante manter o animal ativo, realizando passeios periódicos (no caso dos cães) e estimulando atividades físicas através de brincadeiras. Tais atividades devem ocorrer em horários com temperaturas mais frescas, utilizando coleiras e focinheiras adequadas conforme a espécie do animal;
• Abrigo seguro – Importante manter os animais em locais secos, protegidos do sol e da chuva, e com cobertores para aquecê-los nos dias frios. No caso de gatos, eles devem ficar protegidos dentro de casa, a fim de evitar fugas e contato com outros gatos que não estejam devidamente vacinados.

Compartilhar