PRESIDENTE DO CONVENTION BUREAU E DA SERRA VERDE IMPERIAL DESTACA A IMPORTÂNCIA DA MEDIDA PARA O CRESCIMENTO MAIOR DO SETOR ECONÔMICO –
O Ministério do Turismo divulgou, esta semana, a nova atualização da categorização do Mapa do Turismo Brasileiro, que elevou Nova Friburgo da categoria B para A, a maior.
A vizinha Teresópolis também alcançou o mesmo patamar, que, anteriormente, já era desfrutada por Petrópolis.
De acordo com o Ministério do Turismo, além das 27 capitais, outros 129 municípios estão agora na categoria “A”. Esse agrupamento inclui, por exemplo, cidades como Porto Seguro (BA), Ipojuca (Porto de Galinhas/PE), Armação dos Búzios (RJ), Campos do Jordão (SP), Guarapari (ES), Balneário Camboriú (SC), Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS) e Caldas Novas (GO).
A categorização é essencial para monitorar o desempenho da economia do turismo nos municípios. Ela também serve como base para políticas públicas e para o direcionamento de verbas federais.
O presidente do Convention Bureau e Visitors/NF e da Serra Verde Imperial, Edson Almeida, o Biá, comemorou a elevação da categorização turística de Nova Friburgo.
“É uma grande conquista para Nova Friburgo e para o Serra Verde Imperial. Isso gera também uma responsabilidade muito grande para que Nova Friburgo tenha a cada dia um turismo melhor, mais capacitado, mais sustentável e com mais investimento”, afirmou Biá.
O presidente do Convention Bureau e Serra Verde acrescentou: “Agora, cada vez mais, precisamos da participação de todo o empresariado do trade para colocar Nova Friburgo na prateleira mais alta do turismo. A elevação para a categoria A fortalecerá muito o turismo local”, destacou Biá.