Ministro Alexandre Moraes assume TSE e defende as urnas eletrônicas

16/08/2022 21:15:01
Compartilhar

SOLENIDADE COLOCA BOLSONARO E LULA FRENTE A FRENTE –


Em discurso durante sua posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira, 16/8, o ministro Alexandre de Moraes fez uma defesa da urna eletrônica e do sistema eleitoral e foi aplaudido de pé pelos mais de 2 mil convidados no plenário da Corte.


O novo presidente do TSE fez o discurso diante do presidente Jair Bolsonaro e dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Michel Temer e José Sarney. Entre os principais pontos da fala do novo presidente do TSE estiveram:


. defesa da urna eletrônica e do sistema eleitoral
. defesa da democracia como único regime político em que o poder emana do povo
. diferenciação entre liberdade de expressão e “liberdade de destruição da democracia”
. crítica às fake news e à desinformação
. críticas ao discurso de ódio


“Somos 156.454.011 de eleitores aptos a votar. Somos uma das maiores democracias do mundo em termos de voto popular, estando entre as quatro maiores democracias do mundo. Mas somos a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia. Com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional”, disse o novo presidente do TSE. Nesse momento, os convidados se levantaram para aplaudi-lo.


BOLSONARO E LULA PRESENTES


O presidente Jair Bolsonaro ficou sentado exatamente à frente do ex-presidente Lula na solenidade de posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral.


Por força do protocolo, Bolsonaro ficou na bancada de autoridades ao lado de Moraes e dos outros chefes de Poderes, como Arthur Lira, presidente da Câmara, e Rodrigo Pacheco, presidente do Senado. Lula sentou na plateia, mas na primeira fila, dedicada aos ex-presidentes da República.


Esta foi a primeira vez que os dois ficaram cara a cara durante a campanha eleitoral de 2022.

Compartilhar