CASO É INVESTIGADO PELA SECRETARIA DE BEM-ESTAR E PROTEÇÃO ANIMAL EM PARCERIA COM POLÍCIA CIVIL –
Denúncias feitas por moradores de Porteira Branca, no distrito de Amparo, em Nova Friburgo, informa que 10 cães – alguns comunitários e outros de casas da localidade – morreram envenenados nos últimos dois meses. O mais recente caso aconteceu no último final de semana.
A denúncia foi formalizada nesta terça-feira, 14/1, na Secretaria de Bem-Estar e Proteção Animal (Sebea).
Em nota à imprensa, o órgão municipal respondeu que a equipe da Secretaria já foi ao local e obteve imagens de alguns animais. “Agora, a Sebea irá agir de forma conjunta com a Polícia Civil e com a equipe de Posturas da Secretaria de Segurança e Ordem Pública em relação à venda de chumbinhos (veneno proibido que, entretanto, é utilizado como raticida)”.
A Sebea destacou que “as denúncias realizadas por meio de redes sociais, prints ou marcações não são validadas administrativamente pelo órgão. Sem lastro probatório criminal, não é possível validar se a denúncia está ocorrendo naquele momento ou se já ocorreu”, diz trecho da nota.
E Sebea acrescenta: “Sendo assim, as denúncias de maus-tratos a animais podem ser feitas presencialmente na sede da Sebea, por e-mail, através do endereço sebeanf@gmail.com, ou ainda pelo WhatsApp da Ouvidoria, no número (22) 2525-9244. Além disso, a pessoa também pode formalizar a denúncia por meio do 151º DP ou com um boletim de ocorrência. Em caso de emergência, pode ser feito um chamado pelo 190 (Polícia Militar)”.